Vivendo, Aprendendo e Compartilhando!

Pesquisando o Dicionário Azevedo #12
Wagner Azevedo - Colunista
Dicionarista, pesquisador, professor, escritor, poeta, músico, compositor, diagramador, revisor, palestrante e colunista.
Quero agradecer o convite da professora e pesquisadora Ariele Rodrigues para participar deste site de Pesquisa e Educação com meu quadro escrito e inédito sobre dicionário Pesquisando o Dicionário Azevedo. É uma honra e um prazer em mostrar a todos os verbetes pesquisados por mim. Muitos são inéditos. E por mencionar sobre, digo que todos os meus dicionários publicados (treze até o momento) são inéditos na Língua Portuguesa. Daí a ideia de chamar “Dicionário Azevedo”, ou seja, dicionários inéditos. O título está no singular, mas a semântica é sobre toda a minha obra.
PSHUIT, PSHUIT
pshuit, pshuit – onomatopeia da voz usada para chamar o gato. Ex.: “― É ele mesmo! ― exclamou a menina. ― Juro que é o [gato] Félix!... e fez pshuit, pshuit...” (Reinações de Narizinho, 2019, p. 128); Rubem Braga citou-o em 200 crônicas escolhidas (2004, p. 91); e Astrid Lindgren como chamar tigre em Píppi a bordo (2002, p. 81). Nas HQ há registro no gibi da Magali (nº 43, p. 52; nº 66, p. 7).
O verbete está no Dicionário de Onomatopeias e Vocábulos Expressivos de Monteiro Lobato, publicado pela Editora Moan.